Feiticeira Escarlate: Origem e Poderes

02/03/2021 03:38:43

Dos quadrinhos para o Live Action

Ficou confuso com os poderes e origens de Wanda na série? Os quadrinhos podem dar uma luz nas dúvidas que cercam a personagem.

"Esta é a magia do Caos, Wanda. E isso faz de você a Feiticeira Escarlate".

Seis anos depois que a Wanda de Elizabeth Olsen deu as caras no UCM (Universo Cinematográfico Marvel) só no penúltimo episódio de WandaVision foi referenciado seu nome clássico dos quadrinhos a "Feiticeira Escarlate". Para entender melhor vamos dar uma olhada nas origens de seus poderes nos quadrinhos em relação a sua contraparte das séries e filmes.

Origens

Criada por Stan Lee e Jack Kirby, junto com seu irmão Mercúrio como membros da irmandade dos mutantes de Magneto em X-men (1963) #4. Wanda e Pietro não eram do mal como seus companheiros de equipe.

Eles se juntaram mais tarde aos Vingadores na revista Earth's Mightiest Heroes in Avengers (1963) #16.

Mais tarde um retcon (alteração de fatos previamente estabelecidos) revelou que Wanda e Pietro eram os filhos perdidos de Magneto, o que os tornou uma família muito estranha quando Magneto tentou se redimir.

(Vingadores & X-men Eixo) ou Avengers and X-men: Axis (2014) 

Retornou com a paternidade de Magneto como pai dos gêmeos, mas mudaram seus status de origem, onde nenhum dos dois jamais foram mutantes, mas sim alterados geneticamente por um vilão chamado o Alto Evolucionário, que os devolveu a seus pais adotivos, Django e Marya Maximoff e também estabeleceu Natalya Maximoff como mãe biológica dos irmãos e a Feiticeira Escarlate anterior. (Natalya Maximoff será importante mais para frente).

O Alto Evolucionário

É considerável que a Marvel fez uma mudança na origem dos personagens devido a uma disputa contratual com os direitos do X-men com a FOX. Onde qualquer personagem que se enquadre como mutante poderia ser usado pelo estúdio para alguma produção Live Action, já a Marvel pelo contrário, não poderia usar nenhuma citação ao X-men ou mutantes. Devido a esta linha contratual dos personagens entre mutantes e não mutantes, ficou estabelecido que os dois estúdios poderiam usar os gêmeos desde que a Marvel não os colocasse como mutantes, o que terminou com a compra da Fox pela Disney. Agora o estúdio poder usar todos personagens mutantes e outros livremente.

Nos pós créditos de Capitão América e o Soldado Invernal, somos apresentados aos gêmeos que ganham seus poderes devido a experiências da Hidra com a pedra da mente, que estava dentro do cetro de Loki. Pietro desenvolve super velocidade e Wanda a telecinesia, poder esse que não é exatamente o dos quadrinhos, mas o que mais se aproxima.

Em WandaVision vimos que aos 10 anos de idade ao serem atingidos por um míssil, Wanda usa seu poder de probabilidade para impedir que ele exploda. Isso mostra que Wanda nasceu com seus poderes, mas em nenhum momento o nome mutante é mencionado o que é raro alguém no MCU nascer com poderes sem ter alguma ligação com inumanos ou mutantes.

O contato com a pedra da mente nos mostrou o vislumbre do ser que podemos colocar como a Feiticeira Escarlate clássica dos quadrinhos, com uniforme e silhueta bem semelhantes. Pode ser uma visão do futuro de Wanda, ou mesmo uma das Feiticeiras Escarlate anteriores.

No que foi estabelecido em Era de Ultron, a Wanda do UCM tem telepatia limitada. Pode ler pensamentos até do próprio Ultron, colocou suas vítimas em estado de transe e fez até mesmo o Hulk entrar em modo de fúria. Os poderes frequentemente utilizados de Wanda nos filmes são derivados da telecinesia, usado também para a fazer voar e mover objetos pesados. Seu controle de poder é tanto que ela pode desmontar objetos a nível molecular, exatamente o que ela fez para destruir a jóia da mente da cabeça do Visão em Guerra Infinita e que quase derrotou Thanos em Ultimato.

Nas HQs Wanda era inicialmente bem menos poderosa do que sua contraparte nos filmes. Nos seus dias como vilã, usava seu poder de probabilidade mutante ao seu redor o que dependia de seus gestos com as mãos, se elas fossem dominadas ou estivessem imobilizadas, não podia usar seus poderes.

Com o tempo ela foi capaz de usar magia real, graças a um deus ancião chamado Chthon, que tentou usar o corpo de Wanda como recipiente para entrar neste mundo. O efeito de suas ações deu a ela uma afinidade grandiosa para a magia. Sob a tutela de Agatha Harkness, Wanda se tornou uma habilidosa feiticeira, que podia usar feitiços reais e seus poderes de probabilidade mutantes.

Como o tempo a própria realidade se moldava aos caprichos de Wanda, mesmo sem ela perceber. Depois de seu casamento com Visão, conjurou dois filhos com as lascas da força vital de Mephisto, a encarnação do Diabo no universo dos quadrinhos Marvel.

Como Mephisto tinha que ser detido e não podia ser feito sem que os filhos de Wanda desaparecessem, Agatha lançou um feitiço em Wanda para que ela se esquecesse deles. Anos depois Billy e Thomas reencarnaram como os jovens Vingadores Wiccano e Speed. Antes disso Wanda enlouqueceu ao lembrar de seus filhos, quase destruiu os Vingadores e se vingou de Agatha Harkness a assassinando.

Mesmo que WandaVision Não tenha explicado o conceito de magia do caos, os quadrinhos revelam que é a magia mais forte do universo Marvel e se denomina como o "Deus do Caos"

Temos visto Wanda usar esse poder em toda série WandaVision, sempre que ela deforma ou manipula objetos, ou transforma pessoas em novas formas, isso é magia do caos. Segundo a própria Agatha na série, são vários feitiços lançados ao mesmo tempo. Talvez a facilidade de Wanda em manipular tal magia nos quadrinhos vem da tentativa de Chthon tentar corrompê-la em seu nascimento, no monte chamado Wundagore.

Agatha é parte crucial da educação de Wanda na magia, através de seus ensinamentos ela foi capaz de dominar a magia do caos para aumentar seus poderes de probabilidade mutantes atingindo seu ápice, tal poder também levou embora sua sanidade.

Durante a Dinastia M, história crucial para inspirar WandaVision, ela usou seus poderes para remodelar todo o mundo, uma utopia que deixou Magneto e sua família no comando, enquanto humanos se tornaram uma classe oprimida. Na época ainda fragilizada pelo ataque a seus amigos Vingadores, mas também uma forma de realizar o desejo de seu pai, dando a ele a sua versão de mundo perfeito, dominado por mutantes.

Em comparação, a Wanda do UCM ainda não tem todo esse poder dentro da série, eles se limitam as fronteiras de Westview. Quando aumentou demais a barreira do hex seus poderes perderam o controle das ações dentro da ilusão. Foi estabelecido que qualquer objeto que saia do hex também mantém sua aparência de quando estava preso lá dentro, exemplo a roupa de Monica Rambeau, que continuava a prova de balas.

Agatha se mostrou surpresa o quão Wanda é poderosa na série, revelando seu poder do caos e o nome da entidade que manipula esse poder. a "Feiticeira Escarlate". Pode se dizer que nenhuma feiticeira é capaz de fazer o que Wanda fez com o hex no UCM.

A série em quadrinhos da Feiticeira Escarlate lançada em 2016, aproveitou o retcon que tirou Magneto como seu pai, para introduzir Natalya Maximoff, a Feiticeira Escarlate original. Encontrando o espírito de sua falecida mãe, ela descobriu que o manto da feiticeira era passado pelas gerações de sua família. Nesta versão anda beira um mistério sobre quem é o pai de Wanda, já que sua mãe revela que foi morto pelo marido, seu pai.

Multiverso da Loucura

Na construção de seu universo a Marvel quis se distanciar da magia e mitologia, colocando os Asgardianos como alienígenas em vez de Deuses e Doutor Estranho dizendo que a magia é o código fonte para moldar a realidade. Com a história de Blade se juntando ao UCM, também teremos a introdução de vampiros e do sobrenatural. WandaVision estabelece com louvor a introdução da magia no cânone do universo. Ainda existem muitas regras no uso da magia que Wanda não conhece, algo que o próprio Doutor Estranho talvez possa ensinar a ela no próximo filme "Multiverso da Loucura".

Se o futuro de Wanda é ser vilã ou aliada dos Vingadores só o futuro dirá. Os episódios de WandaVision estão disponíveis na plataforma Disney+

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos Participe do nosso canal no Telegram para receber e comentar as notícias: t.me/baraonerd 

 

 


Publicado por: Diego Piacentini

Compartilhe:
Veja também

HQs

Quem é Madame Teia?

Conheça um pouco da personagem dos quadrinhos que inspirou um dos piores filmes de Super-herói já feitos

HQs

Deadpool: Da Concepção Caótica às Telas de Hollywood

Personagem ganha mais um filme esse ano, aproveite para conhecer mais sobre o mercenário tagarela

HQs

Besouro Azul: A origem nas Hqs

Personagem ganha filme com atriz brasileira no elenco

HQs

Quem é Kang o Conquistador?

Conheça um pouco sobre o principal vilão da fase 5 da Marvel

HQs

Gladiador Dourado | Origem e Poderes

Conheça um pouco sobre o personagem que vai ganhar filme pela DC

Whatsapp Telegram